Distico

O acto do lançamento teve lugar, hoje, 25 de Outubro, pelas 9h30, no Centro Nacional de Desenvolvimento Sanitário, durante uma conferência de imprensa presidida pela Ministra Adjunta e da Saúde, Dra. Cristina Fontes, e contou com a presença do Presidente do CNDS, Dr. Artur Correia.

“após uma primeira experiência piloto do programa” é tempo de relançar o programa de 10 minutos que a partir do dia 12 de Novembro passará a ser difundida uma vez por mês e com reposição quinzenalmente na RTC.

Se por um lado a Ministra Adjunta e da Saúde, defende que é importante destacar no programa temas ligadas às doenças não transmissíveis, por outro afirma que “As populações precisam estar mais atentas na prevenção e no combate das doenças transmissíveis”. Numa lógica de marketing social e de promoção de estilo de vida saudáveis e de responsabilização dos cidadãos e das famílias, pois o Ministério da Saúde e as autoridades sanitárias sozinhas não conseguem.

“Na perspetiva de prevenir doenças e diminuir os custos do tratamento de doenças sobretudo os mais graves” avançou que é necessário fazer o marketing social para mobilizar as populações para o conceito de viver com saúde.

“O Ministério da Saúde quer inscrever este apelo num novo paradigma de saúde em Cabo Verde, fazer o foco na saúde, e vamos continuar ativamente para além do programa a fazer outras ações” concluiu.

À semelhança da Ministra, o Presidente do CNDS,Dr. Artur Correia, é de opinião que o slogan “Um programa de todos para todos” sugere que todos aqueles que de forma direta ou indireta tem alguma intervenção para a promoção da saúde, são considerados aliados.

 “com vista ao apoderamento da população de Cabo Verde para a questão da saúde numa prespectiva de saúde e não de doença, ou seja, colocar a saúde no centro das atenções para podermos ganhar mais saúde e gastar menos com a saúde” frizou.

foto_Viver_com_sade

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.