A cerimónia da Entrega oficial da doação aconteceu, hoje 03 de Agosto na sala de reuniões do HAN, ficou marcada pela assinatura do Certificado de Entrega e Recepção dos equipamentos médicos.

O Embaixador da China, Li Chunhua, aproveitou a ocasião relembrar que a China sempre atribuiu uma grande importância em relação às cooperações nesta área “ estamos dispostos cada vez em reforçar as cooperações em diversas áreas com Cabo verde”, enfatizou.

Nomeadamente a área de saúde, informou que “Em Pequim recentemente foi realizado uma conferência interministerial entre China e a África no qual foi destacado a saúde pública e a medicina como áreas de grande interesse”

 “estes materiais vão reforçar cada vez mais a capacidade do Hospital Central da Praia também elevar de certo modo o nível de tratamento dos doentes”, afirma o embaixador.

Para a Ministra, Cristina Fontes, “esta doação inclui um lote de equipamentos e materiais hospitalares que permite não só equipar a Unidade de Terapia Intensiva, que é central para qualquer hospital central “ mas também com ambição de melhorar as respostas em situações de urgência e emergência, ou seja, poder salvar mais vidas “é nisso que se traduz ter um serviço de tratamento intensivo”, garantiu Fontes.

Segundo a Ministra adjunta e da Saúde investir no HAN é investir numa referência fundamental do sistema nacional de saúde cabo-verdiano.

 “nós sabemos que vamos poder continuar a contar com a república popular da China" tendo em conta a afirmação feita por S.E Primeiro Ministro, depois da sua visita a este país pois assegura o que no futuro “vamos continuar a ter apoio nesta linha de donativos e com o Ministério dos Negócios Estrangeiros pretendo canalizar estas doações para o sector da saúde porque este sector precisa” salienta, a Ministra.

Cristina Fontes, destacou ainda as doações anteriormente feitas no âmbito desta cooperação nomeadamente a construção de estruturas fundamentais como a maternidade, a central de consultas, o centro cirúrgico, a cooperação da equipa médica chinesa e a doação de equipamentos.

Desta vez, a doação de equipamentos e materiais médicos estimada em cerca 135 mil contos cabo-verdianos e consiste numa lista de equipamentos laboratorialmente elaborada pela direcção do hospital de forma a corresponder às necessidades actuais e em função das suas orientações estratégicas.

Esta oferta integra no acordo assinado entre o Governo da Republica Popular da China e o Governo de Cabo Verde, e da cooperação entre os dois países.

doao_HAN_3doao_HAN_2doao_HAN_4doao_HAN_1

 

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.