O Director Nacional da Saúde, Dr. António Pedro Delgado, apresentou resumidamente a situação actual Sanitária do País, numa conferência de imprensa, que teve lugar, hoje 01 de Agosto, na sala de reuniões do Ministério da Saúde.

 

Defende que nível nacional a situação da tuberculose é estável, tendo em conta os dados estatísticos anuais, dados que aponta uma maior concentração de casos na cidade da praia, em algumas zonas do interior de santiago e em S.Vicente e casos esporádicos detectados em outras ilhas.

 

Particularmente na ilha de S. Nicolau foram diagnosticados 10 casos de tuberculose até agora, de acordo com a declaração feita anteriormente pelo Delegado de Saúde desta ilha, Orlando Andrade. Porém, o Director diz não ser uma situação alarmante pois enquadra se na média anual, ou seja, entre 11 a 12 casos anuais, uma média de 1 caso por mês.

 

Acredita que interpretação sobre os casos que tiveram até agora do Delegado de Saúde “De uma certa forma foi infeliz, porque coincide exactamente com o que se passou no ano passado e nos anos anteriores”, entretanto sustenta que internamente serão implementados novos métodos de trabalho.

Pois pretendem com base nestes novos métodos evitar situações do género, bem como proceder à análise e confirmação deste 10 casos dignosticados em S.Nicolau, e garantir à população que mesmo com a confirmação destes casos não existe caso para alarme, pois o mesmo tem acontecido todos os anos.

 

Em relação à carência de enfermeiros na ilha de Boa vista, o Delgado alega que o Ministério da Saúde aguarda a inclusão de novos enfermeiros recém-formados para colmatar as brechas existentes. Afirma ainda ser uma situação temporária, uma vez que está a ser providenciada para breve a contratação de um profissional de enfermagem para a ilha de Boa Vista.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.