O Grupo Regional para Nutrição que inclui as agências da ONU: UNICEF, PAM, FAO, OCHA, a OMS e as ONGs: ACF, HKI, Save the Children, Cruz Vermelha, ALIMA e organizações como a ECHO (União Europeia), pretende, no âmbito das suas acções de advocacia a favor da nutrição, realizar uma visita de imprensa (internacional e nacional) de 26 a 29 Julho de 2012, que tem por objectivo dar o conhecer o papel que o antigo Presidente da República, Dr. Antonio Mascarenhas Monteiro tem desempenhado no exercício das suas funções enquanto Emissário para a Nutrição, a qual aceitou o convite em 2011.

 Esta missão tem igualmente o propósito de demonstrar os ganhos que o país tem registado desde a independência na luta contra a malnutrição bem como conhecer os desafios,  da prioridades e as respostas que Cabo Verde tem definido, num contexto de crise financiaria e alimentar global. 

O antigo Presidente da República de Cabo Verde e Presidente do Grupo tem levado a cabo acções de  advocacia junto dos governos e de outras instituições da região da Africa Ocidental e Central. Durante o seu mandato no Grupo, o Dr. Antonio Mascarenhas Monteiro já visitou vários países de entre os quais o  Burkina Faso e o Níger, e participou na última assembleia da OMS (Organização Mundial da Saúde), onde defendeu uma melhor gestão da questão da malnutrição aguda nas políticas de saúde.

A visita de imprensa irá permitir cobrir os seguintes temas:

  • A situação da malnutrição na região, quais são os efeitos na sobrevivência e desenvolvimento das crianças, e porquê devemos agir mais rapidamente e como agir;
  • Como a República de Cabo Verde conseguiu, em alguns anos, ter progressos em matéria da sobrevivência da criança, da nutrição, e na educação (alimentação escolar)

Para alem dos órgãos de imprensa nacional ora convidados, integram esta missão de visita de imprensa os seguintes órgãos de comunicação social internacional: France 2, Afrik.com, Africa 24,  A Magazine, RFI, IRIN, La Croix, JRI, France 24 entre outros.

Durante a visita de imprensa prevê-se a realização de uma conferência de imprensa com o Emissário e antigo Presidente da República Dr. Antonio Mascarenhas Monteiro  bem como deslocações ao terreno e visita aos projectos. Estão ainda previstos encontros com as autoridades nacionais.  A agenda será encaminhada no final desta manhã 

Para vossa  referência, este grupo regional tem como objectivo realizar acções  em conjunto para lutar contra a malnutrição infantil na África Ocidental e Central, uma das regiões mais afectadas por este problema.

Nos países do Sahel, este ano,  mais de 1 milhão de crianças menores de 5 anos serão afectados pela malnutrição aguda grave (esta forma de malnutrição se não for tratada é rapidamente fatal). Este fenómeno abarca os 24 países da Africa Ocidental e Central e serão ao todo mais de 2 milhões de crianças menores de 5 anos a sofrerem de malnutrição aguda grave em 2012. 

As acções realizadas  pelo Grupo são, sobretudo,  a nível de cuidados e tratamentos, pesquisas,  trabalhos com as comunidades, mas também de advocacia para que mais recursos e atenção sejam atribuídos à questão da malnutrição e à nutrição e que estes sejam tidos em conta ao mais alto nível nas agendas políticas dos países que enfrentam esta situação mas também nos países doadores.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.