A margem de um encontro de trabalho que decore na cidade da Praia de 22 a 23 de setembro, entre especialista da ROCHE e o Programa Nacional de Prevenção do Cancro da DNS, foi rubricado nesta tarde de 23 de setembro, um memorando de entendimento entre o Ministério da Saúde e a ROCHE, com a finalidade de criar um projeto essencial para lutar contra o Cancro da Mama em Cabo Verde (doravante designado por “PROJECTO TRACM”)

1Z5A3073O Memorando de Entendimento foi assinado pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro e pelo Business Development Lead PALOP, Gonçalo Rodeia Marques.

Ambos os dirigentes consideraram, nas suas intervenções, a importância deste entendimento para Cabo Verde, sobretudo para área da Oncologia, prevenção e tratamento dos cancros no país.

É que de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, globalmente, mais de 11 milhões de pessoas são diariamente diagnosticadas com cancro. O cancro causa 7 milhões de mortes todos os dias, que corresponde a cerca de 12,5% dos 58 milhões de mortes em todo o mundo, um número superior ao total de mortes combinadas de VIH/SIDA, Tuberculose e Malária.

Segundo estimativas da GLOBACAN, no ano 2020 haverão cerca de 825 casos de cancro no território em Cabo Verde, sendo um dos mais prevalentes o cancro da mama, estimando-se uma incidência de cerca de 52 novos casos ano.

O controlo e a prevenção do cancro almejam reduzir as causas e os efeitos desta doença; pretendem reduzir a incidência, morbilidade e mortalidade do cancro e melhorar a qualidade de vida dos doentes com cancro através da implementação sistemática de intervenções baseadas em evidências para a prevenção, deteção prévia, diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos.

O Governo de Cabo Verde e o seu Sistema de Saúde estão focados nas doenças não transmissíveis e na saúde materno-infantil.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2021 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.