Esta afirmação foi reiterado pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro, hoje durante a cerimónia de Abertura do Seminário Ano dos trabalhadores e cuidadores de saúde 2021, realizados sob lema “Proteger. Investir. Juntos”, que teve lugar nesta quarta-feira, na Cidade da Praia.

1Z5A2985Evandro Monteiro disse que proteção ocupacional de todos os profissionais de saúde é um compromisso do Governo que reconhece a inabalável dedicação na luta contra a pandemia da COVID-19 de todos os profissionais, trabalhadores de saúde e cuidadores, bem como o papel fundamental que tiveram e têm em apoiar a sociedade a cuidar dos seus cidadãos, quer seja a nível local, regional e global.

“2021 tem sido um ano de rescaldo daquilo que foi o ano profissional, pessoal e social das nossas vidas. E todos nós haveremos de nos lembrar de 2020, de uma forma ou outra” frisou.

O Secretário de Estado Considerou também que 2021 continua a ser um ano de luta, embora hoje com mais conhecimentos, outros instrumentos e disse acreditar que agora os profissionais estão com “mais ânimo e esperança” em relação ao futuro.

Reiterou que Ministério da Saúde participa desta campanha lançada pela OMS, sob o tema "PROTEGER, INVESTIR, JUNTOS", tendo como compromisso sério, primeiramente a proteção ocupacional de todos os profissionais de saúde e assistentes operacionais, com vários investimentos feitos em prol deste objetivo.

“Um exemplo claro de assunção deste compromisso foi o importante investimento feito para que todo e qualquer trabalhador de saúde pudesse ter condições de segurança para exercer as suas funções ao longo do ano pandémico. E o fato dos profissionais e trabalhadores de saúde terem sido os primeiros a serem vacinados em Cabo Verde deve ser encarado como a decisão mais correta, justa e inteligente tomada” reforçou.

Também enumerou os investimentos feitos no reforço da formação e capacitação dos recursos humanos; as melhorias ao nível dos equipamentos e nas condições físicas e estruturais dos espaços de saúde, entre outros investimentos, como sendo um sinal da seriedade e compromisso para com o bem-estar e sucesso dos trabalhadores em saúde.

O Representante da Organização Mundial da Saúde, Daniel Kertsez, elucidou que este ano foi designado pela Organização Mundial da Saúde como o Ano Internacional dos Profissionais de Saúde e Cuidadores pelo reconhecimento gratidão e dedicação dessa classe na luta contra a pandemia da COVID-19 e para destacar também o papel fundamental que os recursos humanos da saúde têm na sociedade.

O Seminário Ano o Trabalhadores de Saúde e Cuidadores foi realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública no âmbito da campanha Internacional da OMS designado em 2020, na 73.ª Assembleia Mundial da Saúde da OMS.

1Z5A3006

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2021 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.