O Ministério da Saúde através do Programa de Saúde do Adolescente fez a abertura de duas salas de saúde do adolescente nas Delegacias de Saúde de Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos.

1Z5A2825A cerimónia que foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro, na manhã desta terça-feira 21 de setembro, considerando que investir na autodeterminação, empoderamento e envolvimento ativo dos adolescentes na saúde é investir na construção de uma nação futura comprometida com a sua saúde.

“este tipo de trabalho vai muito além da intervenção na doença e nas problemáticas socias, mas sim em questões concretas como o Planeamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência toxicodependências, uso de álcool e do tabaco, que tem impactos no desenvolvimento pessoal e social na nossa população juvenil.”

Por isso, o Secretário de Estado reiterou a importância destes espaços específicos criados para os adolescentes, como sendo seguros, pensados e adaptado que vão permitir tira as duvidas, dar respostas i informações técnicas e orientações adequadas para que os adolescentes possam fazer escolas saudáveis e sustentáveis.

Para o Representante do Escritório Conjunto do UNICEF/UNFP, em Cabo Verde, Steven Ursino, a sua organização defende uma abordagem abrangente e multissectorial da saúde baseada no principio do respeito pelos direitos dos adolescentes e na melhoria do acesso a informação e serviços específicos de saúde, incluindo a saúde mental, sexual e reprodutiva. Por isso reiterou a compromisso de seu escritório continuar a colaborar com o Governo de Cabo Verde para a consecução do objetivo comum de assegura que os adolescentes possam receber informações, adquirir competências e beneficiar de serviços de saúde num ambiente saudável de seguro.

O ato de abertura das salas foi testemunhado por adolesceste e alunos das escolas secundárias dos dois municípios e congratularam-se com a iniciativa de terem um espaço especifico para abordarem as questões da sua saúde e vida social.

A sala tem o objetivo é levar uma mensagem de promoção do bem-estar do adolescente, a convivência saudável com os pares, a cooperação, a solidariedade e uma cultura da paz, sob o lema “Saúde Mental e Prevenção de Violência”, que se enquadram no âmbito do setembro Amarelo, do Dia Mundial da Saúde Mental e do início do ano escolar. O tema visa chamar a atenção para a saúde e o bem-estar psicológico dos adolescentes perante o contexto atual da pandemia. Pois, segundo estudos feitos, a pandemia veio provocar uma interrupção na vida de crianças e adolescentes, com as escolas fechadas, isolamento e separação de colegas e amigos.

Por outro lado, alerta-se para o aumento da violência em várias esferas, e a necessidade da prevenção do Bullying, tendo em conta os sérios impactos na saúde mental dos adolescentes, desde a autoestima, à ansiedade e a depressão.

Até o momento, já estão abertos 11 espaços específicos destinados aos adolescentes, nos municípios da Praia, São Vicente, Sal (Espargos e Santa Maria), Fogo (S Filipe e Mosteiros), Santa Catarina, Ribeira Grande Santo Antão, São Domingos, e Boa Vista.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2021 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.