De visita á Boa Vista, de 09 a 10 de julho, o Ministro da Saúde entregou uma ambulância ao Posto Sanitário de Figueiras para apoiar no reforço da prestação de cuidados de saúde na zona norte da ilha. A aquisição da referida ambulância foi financiada pela Sociedade de Desenvolvimento de Boa Vista e Maio, a pedido do Executivo. Para o Ministro Arlindo do Rosário, esta ambulância representa um investimento do Governo para reforçar os serviços de saúde local e possibilitar mais e melhores cuidados de saúde para a população.
 
Durante a sua visita, o Ministro da Saúde visitou alguns postos de vacinação contra a covid-19, acompanhado do Delegado de Saúde, Elton Brito, para se inteirar do andamento da campanha na ilha, com Arlindo do Rosário a avançar que a nível nacional 112 mil pessoas já foram vacinadas em Cabo Verde com uma primeira dose, considerando que se trata de “um marco”, tendo em conta que anteriormente a disponibilidade da vacina não era tanta e que o ritmo de vacinação era relativamente lenta, algo que neste momento não se verifica.
 
Segundo o governante, na Boa vista cerca de 52% da população com mais de 18 anos já está vacinada e o Governo está empenhado em atingir a meta de vacinar toda a população elegível na ilha da Boa Vista. Porque, segundo afirmou, há vacinas disponíveis e equipas preparadas, pelo que, reforçou o apelo à população da ilha para aderirem, cada vez mais, à vacinação.
O Ministro da Saúde anunciou que neste sábado a Delegacia de Saúde da Boavista vai abrir mais um posto de vacinação no Bairro da Boa Esperança com o objetivo de vacinar a população local.
 
Questionado sobre alguma resistência na população quanto a vacinação, Arlindo do Rosário avançou que as pessoas devem seguir as recomendações das autoridades sanitárias que são pautadas pelas orientações da Organização Mundial da Saúde e saber que “só temos a ganhar com a vacinação, pois as vacinas protegem a nós e a nossa comunidade”.
 
Em termos de ganhos na área da saúde naquela ilha, considerou que nos últimos anos a ilha conheceu importantes investimentos do Governo neste sector apontando que a ilha teve mais médicos, mais enfermeiros, laboratórios funcionais, novas instalações, novo equipamento de radio x, sendo fixo e móvel, que permite fazer radiologia no leito do paciente, entre outros ganhos, para além de novas obras que o Executivo tem em carteira, nomeadamente as obras do Bloco Operatório que irá arrancar nos próximos dias e anunciou que com estas valências, o objetivo é criar um hospital regional para ilha da Boa vista.
 
O Ministro da Saúde inaugurou as obras de remodelação e entrega de equipamentos da sala de radiologia da Delegacia de Saúde da Boa Vista.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2021 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.