A cerimónia de abertura da ação de capacitação para mais de 200 Agentes sanitários no contexto de covid-19 e promoção da saúde, que teve lugar no Instituto Nacional de Saúde Pública, nesta segunda-feira 10, foi presidida pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário.

O titular da pasta de saúde, enalteceu a importância do papel dos agentes sanitários, “uma vez que são o braço do Serviço Nacional de Saúde”, “o papel dos agentes sanitários é fundamental e nós valorizamos isso. Nós quisemos que essa formação fosse enquadrada num pacote maior, que incluía a questão da formação dos agentes, mas também tendo em conta a transição geracional que está a acontecer a nível deste grupo profissional, de forma que poderá se ter novos agentes, eventualmente, formados de raiz, sem perder de vista a capacitação dos já existentes,” salientou.

 Arlindo do Rosário destacou ainda que os agentes sanitários conhecem um conjunto de informações fundamentais para aquilo que se pretende, que é a promoção da saúde, junto das comunidades.

 “Eles são um elo fundamental que permitem que tenhamos uma visão perfeita e mais conseguida daquilo que se passa a nível micro. Eles estão no terreno, nas comunidades, conhecem os problemas ambientais, os problemas de saneamento, os problemas a nível de habitação e os problemas de desemprego, ou seja, conhecem aquilo que chamamos de determinantes da saúde”, reforçou o ministro.

 A referida formação promovida pelo Instituto Nacional de Saúde Pública, em parceria do Escritório Conjunto da UNICEF/UNFPA/PENUD, terá lugar de 10 a 19 de agosto, com objetivo de capacitar os agentes sanitários, a nível nacional, no contexto da covid-19 e da promoção e prevenção de doenças numa perspetiva de proximidade e de conhecimento dos problemas dos indivíduos, famílias e comunidades.

Estarão a participar desta formação cerca de mais de 200 Agentes sanitários no contexto de covid-19 e promoção da saúde, e o conteúdo do programa que irá ser abordado atende às preocupações ligadas à questão do saneamento, dos idosos, das crianças, à cobertura vacinal e os problemas ligados à violência baseada no género.

De realçar que, o Agentes Comunitários de Saúde são profissionais, cujas atribuições, são fundamentais no SNS, principalmente nos cuidados de proximidade com as comunidades, famílias e indivíduos. Estes profissionais têm contribuído há décadas para o reforço dos serviços e cuidados de saúde, assumindo funções de auxiliares de enfermagem nos postos e centros de saúde, de agentes autónomos nas Unidades Sanitárias de Base (USB) e de agentes de Luta Anti-vectorial (Manual dos Agentes sanitários 2018).

capacitação agentes sanitarios covid 19

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2020 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.