O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, presidiu, hoje, 13 de dezembro, a sessão de abertura da V Reunião de Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na sede da Organização em Lisboa, Portugal.

Arlindo do Rosário, afirmou que a reunião bienal dos ministros da saúde, constituí uma oportunidade de partilha, pois permite que a nível das comissões técnicas seja ajustada a agenda estratégica comum.

Uma agenda, que segundo o titular da pasta de saúde, contribua com soluções para os desafios que os serviços de saúde dos países da CPLP enfrentam, designadamente, na área da governação e reforço institucional, na prestação de cuidados de saúde de qualidade, na segurança sanitária e na promoção da saúde.

O governante no momento em que Cabo Verde assume a presidência , avançou que com muita determinação e entusiasmo “Cabo verde, procurará honrar e cumprir com os compromissos que os nossos países, através de nós os Ministros, acordamos no plano estratégico de cooperação na área da saúde”.

"Cabo Verde elegeu como lema da sua presidência pro tempore da CPLP, para o biénio de 2018-2020, A Cultura, as Pessoas, os Oceanos, lema esse que está sem dúvida alinhado com a missão do setor da Saúde, na medida em que falar da Saúde é falar das Pessoas, do seu bem-estar e do desenvolvimento", acrescentou o ministro.

De realçar, que o debate geral que contempla a intervenção dos ministros sobre os contextos das políticas nacionais de saúde pública dos Estados-membros, foi precedido da reunião do grupo técnico, que teve lugar entre os dias 11 e 12 de dezembro.

 

Lona4x8 1

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2020 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.