O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, afirmou hoje, na abertura do I Congresso Nacional de Investigação em Saúde, que o Governo assume a investigação como um dos instrumentos fundamentais para implementar a sua visão para o país, “um Cabo Verde desenvolvido, competitivo e que faz da promoção do conhecimento e inovação ferramentas essenciais”.

De acordo com o governante esse compromisso do Governo vem sendo espelhado nos diversos orçamentos do Estado já apresentados e particularmente no OGE para 2020. Por outro lado, relembrou que o Programa do Governo da IX Legislatura, para o período de 2016–2021, assume o desenvolvimento dos Centros de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, “como uma das prioridades no domínio da Ciência, Tecnologia e Inovação, como via para a criação de riquezas e aumento da competitividade nos mercados, realçando que efetivamente “não há futuro sem ciência”.

Durante a sua intervenção, Arlindo do Rosário, reiterou que “a investigação em saúde é fundamental para fornecer soluções baseadas em evidências que possam contribuir para melhorias e desenvolvimento na saúde”.

Em relação ao congresso, congratulou o fato da agenda de trabalho estar alinhada com as orientações do Governo em matéria de Investigação em Saúde, refletidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável e na Agenda Nacional de Investigação, considerando as recomendações regionais.

Por fim, concluiu a sua intervenção, fazendo votos de “bom congresso” numa perspetiva de obter no fim “ótimos resultados para a investigação em Cabo Verde e para a saúde em particular”.

O I Congresso Nacional de Investigação em Saúde, realizado sob o lema “Investigação, Inovação e Desenvolvimento”, terá lugar na cidade da Praia nos dias 23 e 24 de outubro de 2019.

O encontro tem por objetivo discutir e reforçar a realidade investigativa na área da saúde em Cabo Verde, promovendo a troca de experiências entre investigadores nacionais e internacionais, com vista ao reforço de uma rede de colaboração e de cooperação de investigação interdisciplinar e transdisciplinar.

foto I congresso investigacao de saude

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.