No âmbito da publicação e aprovação de documentos estratégicos para melhoria da saúde pública em Cabo Verde, o Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS), através do Gabinete para Assuntos Farmacêuticos (GAF), promoveu, hoje, 18 de outubro, na Cidade da Praia, um atelier de Socialização da Lista Nacional de Medicamentos Essenciais (LNME).

A cerimónia de abertura, contou com os discursos do Diretor Nacional de Saúde, Artur Correia e do Diretor do Gabinete para Assuntos Farmacêuticos, Bruno Santos.

De acordo, com o Diretor Nacional de Saúde, o ministério está fortemente empenhado no compromisso do acesso e da cobertura universal, para melhorar o estado de saúde da população, a equidade no acesso e na contribuição financeira e assegurar melhor gestão das expetativas da população.

Na sua intervenção, Artur Correia, reiterou que a LNME foi elaborada através de uma metodologia participativa e que contou com o envolvimento de profissionais de diferentes áreas e especialidades.

O diretor ainda destacou as vantagens da lista, designadamente, a padronização dos medicamentos a serem disponibilizados nos diferentes níveis e estruturas de saúde, a disciplina do uso racional de medicamentos no Serviço Nacional de Saúde.

Por sua vez, o Diretor do Gabinete para Assuntos Farmacêuticos, Bruno Santos, afirmou  que trata o atelier  como uma oportunidade para uma ampla discussão “para que possamos em conjunto vencer os desafios”, nomeadamente, a elaboração do Formulário Terapêutico Nacional e ainda a harmonização dos protocolos terapêuticos por forma a “padronizar o uso e promover o uso racional dos medicamentos no país”.

Segundo Bruno Santos, a Lista Nacional de Medicamentos Essenciais, “foi elaborado atendendo às necessidades prioritárias de saúde da população”, considerando que os medicamentos estão conforme os mesmos selecionados consoante a relevância para a saúde pública, a eficácia e segurança comparando os rácios custo e efetividade.

De destacar, que o atelier no período da tarde contemplou ainda o segundo momento a socialização/divulgação do Plano de Ação Nacional de Luta Contra a Resistência Antimicrobiana.

 

foto socialização LNME

 

 

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.