O Ministro do Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, conferiu na manhã desta segunda feira, 30 de setembro posse aos Membros da Comissão Nacional de Farmacovigilância (CNFV).

 Na sua intervenção, o ministro adiantou que Cabo Verde tem dado passos importantes e consistentes em matéria de Farmacovigilância, entretanto acredita para que funcione é preciso comprometimento e integração.

 “Comprometimento e integração entre o paciente, médico, farmacêutico, profissionais da Saúde, indústria farmacêutica, hospitais para notificar e reportar a Entidade Reguladora Independente de Saúde, os efeitos adversos e problemas relacionados ao uso dos medicamentos” frisou o ministro. 

Para Arlindo do Rosário, apesar da importância e da existência das legislações vigentes, nesta matéria “é preciso que continuemos a trabalhar para que a incorporação da farmacovigilância na rotina da vigilância sanitária, dos profissionais de saúde, dos utentes dos serviços de saúde, se torna um instrumento efetivo para a promoção e proteção da saúde pública”. 

Por fim, concluiu o governante, na certeza de que a equipa ora empossada, assumirá esta importante missão com profissionalismo, rigor técnico e científico ao serviço da criação de um ambiente terapêutico cada vez melhor, com medicamentos mais seguros, eficazes e de melhor qualidade para a população.

A CNFV é o órgão consultivo do SNF em matéria de farmacovigilância, com funções de assessoria e emissão de pareceres técnico-científicos sobre questões de segurança, eficácia e qualidade.

 foto Tomada de Posse CNFV 1

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.