O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, presidiu, esta quarta-feira, a reunião dos Ministros de Saúde da CPLP da Região Africana, à margem da 69ª sessão do Comité Regional da OMS Afro, que decorre de 19 a 23 de agosto de 2019 em Brazzaville- Congo.

Durante o encontro analisaram o ponto de situação dos compromissos no Plano Estratégico da Saúde da CPLP (PECS- CPLP) e sua implementação nos países africanos da CPLP, a criação dos Centros Técnicos de Instalações e Manutenção de Equipamentos de Saúde – CTIME/Maputo e de um Centro de Referência para a Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, a Rede ePORTUGUÊSe bem como a Proposta de Cooperação Técnica para o fortalecimento das Políticas Públicas de Controlo do Tabaco nos Estados-Membros da CPLP (fora do âmbito do PECS-CPLP).

Para Arlindo do Rosário, foi “um encontro de grande mais valia no processo da implementação das atividades incluídas no PECS”. Garantiu ainda que ao assumir, em Outubro de 2018, a presidência protempore da CPLP, Cabo Verde pretende dar continuidade às atividades assumidas no PECS.

Conforme Arlindo do Rosário, no final do encontro ficou o compromisso de se reforçar a força de trabalho dos países, tendo informado que está prevista uma formação na área de entomologia médica que, deverá ter lugar em Cabo Verde, dirigido a todos os países.

Sugeriu-se que sejam criados Centros de referência para a Saúde da Mulher, Criança e Adolescente  como mais valia para todos os países da CPLP. Reforçou se a necessidade de se criar um plano de manutenção preventiva dos equipamentos de saúde.

reunião Srs Ministros CPLP Afro 1

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.