Em Reunião Temática sobre o Programa Nacional Integrado de Luta Contra Drogas e Crimes Conexos, na Cidade da Praia, esta terça-feira, 10, o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, reconheceu que o combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, psicossocial, econômico, “Não adianta lutar contra o tráfico, enquanto crime, e esquecer-se de lutar contra as causas”, disse.

Arlindo do Rosário, na sua intervenção enquadrado na Análise da situação atual em relação às realizações e desafios em Cabo Verde, na perspetiva de Saúde, referiu, que o problema das drogas coloca à mostra um fenômeno cada vez mais complexo, dinâmico e multicausal, que gera efeitos negativos à saúde, à convivência social, à segurança do cidadão, ao desenvolvimento e às atividades econômicas do país com custos políticos, econômicos, sociais e ambientais.

 A erradicação da Droga, segundo o governante, tem de assentar numa estratégia multidisciplinar de prevenção, redução de riscos e tratamento de toxicodependentes, sobretudo em relação aos jovens.

“Uma estratégia que envolve a educação, o emprego, a formação profissional, a saúde, a Justiça em todos os seus quadrantes institucionais, o planeamento urbano, a qualidade de vida e o apoio familiar, permitindo assim o controlo e erradicação efetiva do consumo e tráfico de drogas no nosso país” citou.

Ao seu ver, há necessidade de “uma abordagem integral, equilibrada, multidisciplinar, baseada em evidências, que respeite plenamente os direitos humanos e as liberdades fundamentais e leve em consideração as suas causas” disse Arlindo do Rosário.

Na mesma linha, enquadrado na Análise da situação atual em relação às realizações e desafios em Cabo Verde, fizeram também pronunciamentos na reunião, os ministros de Justiça, Administração Interna e do Ministério Negócios Estrangeiros e Comunidades, na perspetiva dos respetivos setores.

De ressaltar, que a cerimónia de abertura do encontro contou breves palavras do Primeiro-ministro, e ainda com intervenções dos parceiros nacionais e internacionais de desenvolvimento no final da reunião.

Do programa constaram também visitas guiadas a estruturas ligadas projetos nesta área, nomeadamente, Comunidade Terapêutica Granja São Filipe, Unidade Livre de Drogas e o Laboratório da Polícia Judiciária.

foto reuniao tematica

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.