O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário cumpriu hoje, 28, uma visita de um dia à Região Sanitária Santiago Norte, que corresponde a uma série de deslocações programadas para acompanhar as obras que decorrem nas estruturas de saúde a nível nacional.

“acompanhar in loco a evolução das obras em andamento na Região Sanitária de Santiago Norte, designadamente, o novo Centro de Saúde dos Órgãos e de Assomada” evidenciou o Ministro da Saúde à margem da visita aos municípios de São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo e Santa Catarina, realizada na manhã desta sexta-feira.

Arlindo do Rosário satisfeito com o adiantar das obras, destacou a importância dessas novas unidades para o desenvolvimento desta região “o centro de saúde dos órgãos já está num bem fase bem avançada de construção e estará concluída até o final do ano”.

Quanto às obras de construção do Centro de Saúde de Assomada, assegura o governante “arrancam no início de julho”, estão avaliadas em cento e vinte e cinco mil contos e é cofinanciado pelo Governo de Cabo Verde e pelo Fundos Kuwait.

“No quadro do plano de emergência pré-hospitalar, prevê-se a aquisição de 15 ambulâncias de suporte de vida avançado, e os concelhos de Órgãos e São Salvador do Mundo serão contemplados com uma ambulância cada, com isso esses dois concelhos terão a possibilidade de meios de deslocação rápida para as estruturas de referencia, quer a nível do hospital Dr. Santa Rita Vieira, quer para o hospital Agostinho Neto”.

Arlindo do Rosário destaca ainda que a partir de julho estes dois concelhos passarão a ter dois médicos “reforçamos o pessoal médico” e o quadro de enfermeiros explica que com o recrutamento dos 239 enfermeiros que está prevista “a região conforme as suas necessidades será reforçado”

Concluiu o seu raciocínio reforçando que apesar do longo caminho a percorrer, a nível nacional “estamos em um processo de consolidação e de reforço a nível de recursos humanos, da capacidade de diagnóstico, da logística e transporte” considerando que será feita “uma distribuição com justiça e equidade para melhorar o sistema nacional de saúde”.

O governante teve a oportunidade de encontrar com o Presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, com foco na melhoria das parcerias com o poder local no sector da saúde.

Da parte do ministério, o ministro esteve acompanhado na visita pelo Diretor da Região Sanitária de Santiago Norte, do Diretor Financeiro do Ministério, da Delegada de Saúde de Assomada e ainda representações das edilidades dos três concelhos.

foto visita obras rssn

 

 

                          

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.