O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, visitou nesta sexta-feira, 31 de maio, alguns bairros da cidade da Praia, designadamente, o Vale da Avenida Cidade de Lisboa, o Bairro da Achada Santo António (campanha PID) e por fim o Bairro de Fonton, para se inteirar do andamento dos trabalhos realizados no âmbito da luta antivectorial.

O Ministro, satisfeito com a visita, sublinhou que os trabalhos estão num bom caminho e salientou que “há 18 meses que não temos nenhum caso de paludismo registado na cidade da Praia”, apontou que “nos últimos dois anos houve melhoria de condições ambientais, o que é fundamental para atingir a eliminação da transmissão autóctone do paludismo”.

Esta visita às comunidades surge na sequência de uma Campanha Nacional de Luta antivetorial que está a decorrer em todos os concelhos.

Para Arlindo do Rosário a luta antivectorial é de todos por isso defende que com o engajamento da população e de outros sectores “o país sai a ganhar e vamos conseguir realmente atingir esse objetivo da eliminação do paludismo autóctone”.

Realçou o importante papel de outras estruturas de saúde, nomeadamente, o INSP, na área do mapeamento dos principais viveiros de mosquitos e ainda na elaboração de conteúdos de sensibilização e, bem como o importante papel dos órgãos de comunicação social, têm tido nesta luta.

“É uma luta que está sendo liderada pelo Programa Integrado de Luta contra as Doenças de Transmissão Vetorial do Ministério da Saúde em parceria com a Delegacia de Saúde da Praia e outras estruturas de saúde e parceiros, nomeadamente, a Câmara Municipal da Praia o Ministério da Agricultura e Ambiente e outros sectores”, explica.

Avançou que engajamento político manifestado pelo Governo de Cabo Verde no combate ao paludismo “tem sido reconhecido lá fora”. Neste sentido Arlindo do Rosário participará, no próximo dia 06 de julho, na primeira reunião dos ministros, na qualidade de presidente do comité ministerial para a eliminação do paludismo na região do Sahel, em Níger.

Quanto à Vigilância e controlo dos casos importados, avançou que o país está a cumprir aquilo que estipula o regulamento internacional, nomeadamente, a vigilância nos portos e aeroportos incluindo a pulverização das aeronaves vindas das zonas endémicas.

“Aproveito esta oportunidade para anunciar que não só virado para a luta antivetorial mas também incluindo a vigilância em relação a outras doenças de transmissão viral, nomeadamente o sarampo, estão a ser instalados termógrafos nos principais aeroportos do país”, avançou.

Acompanharam o ministro nesta visita aos bairros, o Diretor Nacional de Saúde, Diretor Nacional de Ambiente, Diretor de Departamento de Saneamento e Ambiente da Câmara Municipal da Praia, Delegada de Saúde da Praia, Policia Nacional, Proteção Civil da CMP e Forças Armadas.

foto visita bairro da praia

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.