Cabo Verde é um dos 5 países africanos escolhidos para representar a nível mundial as perspetivas na redução do consumo do tabaco no horizonte 2030. A informação foi avançada pelo Diretor Nacional de Saúde, Artur Correia que, em representação do Ministro da Saúde, presidiu hoje a cerimónia de abertura do Workshop sobre o Controlo do Tabaco, que teve lugar na Universidade de Santiago. A iniciativa realiza-se no âmbito no Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala a 31 de maio, este ano sob o lema “Escolha a Saúde, não o Tabaco”.

Para Artur Correia “estamos num bom caminho e isso só nos encoraja para continuarmos nesta senda”. Explica ainda que o país adotou todas as recomendações internacionais, nomeadamente “a legislação sobre a prevenção e o controlo do tabaco que surgiu há 10 anos, antes da OMS ter adotado a convenção quadro de controlo do tabaco”.

O diretor Nacional da Saúde sublinhou que o Ministério da Saúde considera o combate ao tabagismo como um eixo muito importante, tendo em conta que “o tabaco está na base de muitos dos problemas de saúde dos cabo-verdianos, não pela taxa de prevalência do consumo em si, mas sim pelas potencialidades que poderá ter na saúde pública”.

Durante a sua intervenção no Workshop que aconteceu em Santa Catarina de Santiago, Artur Correia destacou Santiago Norte como uma região que tem contribuído para melhorar os indicadores de saúde em Cabo Verde e que, particularmente, tem desempenhado um papel muito importante na prevenção e no controlo do consumo do tabaco. “Isso graças à união e esforços de todas as estruturas de saúde e parceiros locais”.

No momento marcaram presença, a Câmara Municipal de Assomada, a Reitoria da Universidade de Santiago, a Organização Mundial da Saúde, a Região Sanitária Santiago Norte a Direção Nacional de Saúde e a classe estudantil da UNI Santiago.

Para assinalar o Dia Mundial sem Tabaco, além deste workshop, a Comissão de Coordenação de Combate ao Álcool e outras Drogas realiza nos dias 30 e 31 outras atividades que incluem uma conversa aberta, marcha e entre outras ações, com objetivo de alertar as populações para os malefícios do tabaco.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.