O Ministro da Saúde afirmou nesta terça-feira, 30 de abril, no final da cerimónia de tomada de posse da Bastonária e dos novos Órgãos Nacionais da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde, que o seu ministério tem procurado estabelecer com as ordens do setor da saúde, no âmbito das parcerias estratégicas, relações institucionais fortes e proactivas.

Segundo o titular da pasta da saúde, existe uma parceria estratégica entre o seu ministério e a Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde – OFCV.

“Um exemplo resplandecente desta parceria estratégica entre a OFCV e o MSSS é o desenvolvimento do documento para suporte à harmonização dos curricula para a licenciatura em Ciências Farmacêuticas e outras formações na área da farmácia, que permitirá solucionar questões presentes e futuras no âmbito da formação de qualidade dos profissionais do setor farmacêutico”.

Arlindo do Rosário, que falava na cerimónia realizada na Cidade da Praia, salientou que o Governo, ciente da importância e da relevância do farmacêutico, seja nos aspetos técnicos e científicos ou a nível do rigor na gestão dos medicamentos, invariavelmente, tem previsto, ao longo dos últimos anos, a contratação de mais farmacêuticos e técnicos de farmácia para dotar todas as estruturas públicas de saúde.

Citando alguns marcos importantes para o desenvolvimento do sector, o ministro explica, que estas configuram a visão e o compromisso político do Governo para o setor. Acrescenta que “uma atenção muito especial tem sido prestada à Farmácia Hospitalar, estando refletida no protocolo de cooperação bilateral entre o Ministério da Saúde de Cabo Verde e o Ministério da Saúde de Portugal”.

Nesse âmbito estão previstas diversas ações, nomeadamente a formação e o apoio técnico para o desenvolvimento de legislação e normas setoriais. “Aliás, apraz-me constatar que já existe algum trabalho normativo a nível das Boas Práticas de Farmácia Hospitalar em curso”, acrescenta.

O ministro aproveitou a ocasião para manifestar os seus votos de cumprimento e felicitações à nova Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde (OFCV), Dra. Marcília Fernandes e os outros membros que assumiram “relevantes funções” na ordem.

De realçar que a Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde é uma associação pública profissional, que representa os farmacêuticos que exercem a profissão farmacêutica no país.

foto tomada de posse ordem farmaceuticos

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.