O Governo está a preparar para transformar os serviços de saúde para um modelo baseado na prevenção de doenças. A afirmação foi feita esta quarta-feira, (13), pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, enquanto discursava na cerimónia de comemoração do 5º aniversário do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP) e do lançamento da 1ª brochura em braille sobre a saúde.

“Estamos a preparar o caminho para a transformação dos serviços de saúde, abandonando o modelo de serviços curativos, cujos custos só estão aumentando, para um modelo baseado na prevenção de doenças, resiliência climática e desenvolvimento sustentável”, referiu o ministro.  

Este modelo irá, segundo Arlindo do Rosário, servir para implementar abordagens que promovam a integração das diversas atividades e programas de saúde, com base em evidências necessárias para melhor compreender os efeitos das alterações climáticas na saúde, incluindo as causadas pelos impactos dessas mudanças sobre os principais determinantes da saúde e melhorar a resiliência climática e a sustentabilidade ambiental dos serviços, através da implementação de medidas de mitigação das alterações climáticas.

O 5º aniversário do INSP foi marcado por dois momentos: o Lançamento do Primeiro desdobrável em Braille sobre Cobertura Universal de Saúde e o Lançamento da campanha: Ano da Hipertensão Arterial e Promoção de Comportamentos Saudáveis: esses dois momentos, conforme o ministro “assinalam a determinação do governo na promoção da saúde atuando sobre os fatores de risco e nas determinantes da saúde e no cumprimento dos ODS, não deixando ninguém para trás”.

Por seu turno, a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, explicou que a associação do aniversário do INSP e o lançamento do “Ano da hipertensão arterial e promoção de comportamentos saudáveis” tem como propósito a promoção e adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis no país, visando com isso a redução dos fatores riscos associados à hipertensão arterial e suas consequências.

Na sua mensagem alusiva à data a presidente adiantou que “ao longo de cinco anos, mormente as limitações, temos tido muitas conquistas, nomeadamente no desenvolvimento de parcerias, protocolos de cooperação, participação em projetos de investigações, criação do observatório, implementação do sistema de informação geográfica em saúde, entre outros”.

foto 5º aniversario INSPfinal

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.