O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, recebeu na manhã desta terça-feira, 20 de novembro, a Diretora do Centro Internacional de Intercâmbio e Cooperação, Sun Jixia, para o reforço de diálogo sobre a implementação da Medicina Tradicional em Cabo Verde. O encontro teve como objetivo conhecer a situação do desenvolvimento de cuidados de saúde e assuntos farmacêuticos em Cabo Verde. “Vários aspetos foram debatidos durante o encontro e na sequência haverá outros encontros de nível técnico para encontrar e discutir os pontos específicos de cooperação”, avança Arlindo do Rosário, destacando que, de forma muito serena e responsável, será feito todo o enquadramento necessário.

O governante esclareceu que este encontro surgiu a partir da reunião interministerial, realizado em 2016, no Fórum de Macau e na reunião interministerial, ficou decidido entre os vários países que participaram da reunião inclusive Cabo Verde, o compromisso de avançar a questão da medicina tradicional”, inclusive fez referência que Moçambique “já tem um plano bem avançado em termos de medicina tradicional”.

Acrescentou ainda na ocasião que será trabalhado um plano estratégico sobre várias vertentes, nomeadamente, “a questão da formação, legislação, segurança de introdução e a comercialização: não só a nível nacional, mas pensando inclusivamente em todo mercado existente a nível da CEDEAO e da comunidade em que estamos inseridos”.

“Hoje em dia de fato todos os países que têm o turismo como um fator importante de desenvolvimento, tem procurado apostar na medicina tradicional” e ressalta que China tem tradição secular sobre a medicina tradicional, “não só na componente farmacêutica, mas também nas outras áreas, nomeadamente, da acupuntura entre outras”.

Esta delegação é liderada pela Sun Jixia, em representação da Diretora Executiva do Parque Cientifico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação Guangdong-Macau.

De salientar que, o Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa na ilha da Montanha promove a cooperação na área com os países lusófonos, no âmbito da iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", lançada pelo Presidente chinês, Xi Jinping, em 2013.

delegacao chinesa medicina tradicional

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.