O Diretor Nacional de Saúde, Artur Correia presidiu, na manhã desta terça feira, 13 de novembro à cerimónia de abertura do Atelier de Validação do Protocolo Nacional de Atenção Integrada à saúde da pessoa idosa, nos serviços de saúde. Um protocolo que está enquadrado no Plano Estratégico Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saúde do Idoso - PENEASI (2017/ 2021) e que na opinião de Artur Correia abrange não só a doença, mas também o bem-estar físico e social das pessoas idosas.

Cabo Verde tem uma população cada vez mais idosa e nessa perspetiva, conforme avançou Artur Correia, estão sendo criadas oportunidades e ofertas de serviços aos idosos. “Estamos a trabalhar para eliminar barreiras no acesso aos cuidados de saúde a esta camada, e não deixar ninguém para trás”.

No entanto, sublinha Correia, o país deve estar preparado em termos de recursos, equipamentos, motivação dos profissionais e também com o envolvimento crescente da comunidade na abordagem da saúde do idoso. “Estamos no processo de transição epidemiológica há mais de 20 anos e isso traz junto, as consequências que refletem nos idosos”.

Na ótica do representante da Organização Mundial da Saúde, Mariano Castellon, com este atelier o país está a preparar-se para o presente, mas também para o futuro. “Estamos a falar de promover, não só em Cabo Verde, mas também no mundo inteiro, uma perspetiva do envelhecimento saudável”.

Reforça a sua opinião, afirmando que é preciso olhar o envelhecimento como uma perspetiva de promoção da saúde, e é neste sentido que Castellon sublinha o apoio da OMS, “aceitamos apoiar o país desde princípio, inicialmente na preparação do plano de envelhecimento e agora no aspeto operacional do plano, que é a preparação do protocolo de atendimento para a população idosa em Cabo Verde”.

Para a coordenadora do Programa Nacional de Saúde do Idoso, Natalina Silva, este protocolo servirá para uniformizar as diretrizes para atendimento à pessoa idosa em Cabo Verde.

“No âmbito da implementação do plano estamos aqui reunidos para a validação do protocolo que tem como objetivo de determinar os cuidados a serem prestados aos idosos”, diz.

De salientar, que o Plano Estratégico Nacional para o Envelhecimento ativo e Saúde do Idoso está a ser implementado desde 2017, e durante este atelier será feito a validação do protocolo de atendimento que está enquadrado neste plano.

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.