A Direção Nacional da Saúde realiza de 22 a 26 de outubro, um atelier de Formação dos Formadores Nacionais sobre 2ª versão do Guia de Vigilância Integrada das Doenças e Resposta. Uma componente fundamental na disseminação da visão holística da saúde e multidisciplinar para as questões da saúde. A cerimónia de abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira e foi presidida pelo Diretor Nacional de Saúde, Artur Correia. 

“Cabo Verde como um país que está sempre atento abraçou esta iniciativa, porque precisamos de fato ter um sistema de saúde resiliente capaz e preparado para dar uma resposta enérgica e atempada às situações sanitárias internacionais que nos afetam”, disse o Diretor Nacional da Saúde, Artur Correia. Acrescentou ainda que pelo fato de sermos um país aberto ao mundo temos várias experiencias de epidemias a nível de outros países vizinhos que acontecem e que também nos afetam, por isso é preciso manter e conservar os ganhos e estar vigilantes para detetar precocemente e responder rapidamente às situações que nos afetam.

Artur Correia avançou que a segunda versão do Guia de Vigilância Integrada das Doenças e Resposta, absorve as experiências das outras versões e leva em conta as últimas emergências internacionais.

“É necessário atualizarmos, tendo em conta as boas e más práticas, de forma a se fazer uma preparação adequada e uma resposta forte perante as situações emergenciais em saúde pública nos nossos países”, defende o responsável.

De realçar que, a referida formação tem por objetivo preparar melhor o Ministério da Saúde de Cabo Verde para acolher e usar racionalmente a terceira edição do guia VIR-R, tendo em conta que é útil que o país em colaboração com os seus parceiros reforce a perícia e competência dos especialistas nacionais no conteúdo da segunda edição do Guia. Este reforço de competências será materializado através de um atelier nacional de orientação para especialistas do nível central sobre o conteúdo do guia.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.