No âmbito do projeto ZIKA/BAD, o Ministério da Saúde e da Segurança Social recebeu, esta quarta-feira, 25 de julho, da Organização Mundial da Saúde, equipamentos para reforçar a capacidade do país em responder, adequadamente, à infeção provocada pelo vírus da Zika e outras doenças provocadas por mosquito.

Ao todo, são 216 equipamentos, sendo 6 (seis) Toyota Hilux, 1 (um) Toyota Hiace, 200 (duzentos) bombas de pulverização, 8 (oito) motorizadas e (1) um ventilador neonatal/pediátrico), que serão distribuídos nas diversas estruturas sanitárias do país, em função das necessidades de cada concelho.

Na ocasião o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, disse que este gesto “vem reforçar a capacidade de deslocação lá onde for necessário”.

Os equipamentos foram entregues pelo Representante da Organização Mundial da Saúde, Mariano Castellon, que explicou que se trata de um projeto do Banco Africano para o Desenvolvimento- BAD, num valor aproximadamente de um milhão de dólares que conclui em novembro deste ano e que tem diferentes dimensões.

“Este é um projeto de apoio multissetorial com vista a um avanço no estado da saúde da população cabo-verdiana, com enfase na luta antivetorial, especificamente na prevenção de doenças transmitidas por arboviroses”, acrescenta Castellon.

Em relação ao paludismo, o Ministro da Saúde e da Segurança Social garante que desde janeiro “não foi registado nenhum caso autóctone” e adianta que o objetivo é, até 2020, o país conseguir a eliminação da transmissão autóctone, esclarece que “teremos provavelmente casos importados de paludismo, sendo que estamos inseridos numa Região onde o paludismo ainda existe”.

 Questionado se o país tem registado casos de zika, Arlindo do Rosário explica que “desde de 2015 não temos casos de zika”. Acrescenta que estão a ser criadas condições para aumentar a nossa resiliência para evitar a entrada do vírus. Mas alerta que “não estamos livres de uma epidemia”, e por isso “queremos é criar condições na luta anti vetorial, diminuindo assim a densidade vetorial, trabalhar em termos da capacidade de diagnóstico precoce e da vigilância, para que possamos estar melhor preparados caso houver uma eventual entrada do vírus”.

foto equipamentos oms

 

 

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.