O Ministério da Saúde e da Segurança Social comemora o Dia Mundial da População com várias atividades realizadas em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), a Rede Parlamentar da População e Desenvolvimento, a VerdeFam e a Rede de Jornalistas para a População. O dia Mundial da População é celebrado no dia 11 de julho e este ano tem como lema “O Planeamento Familiar é um Direito Humano”.

Para assinalar a data foi promovido ontem,10, na Assembleia Nacional, uma conferência intitulada “População e Desenvolvimento”, onde a Coordenadora Nacional do Programa de Saúde Sexual e Reprodutiva, Yorleydis Perez, faz um "balanço positivo" dos progressos alcançados a nível do planeamento familiar como um direito humano - de saúde sexual e reprodutiva.

“Esforços têm vindo a serem feitos desde 1977 com a implementação do PMI-PF e do PNSR a partir de 2001, com evidencias de melhoria dos indicadores da Saúde, nomeadamente, o aumento da prevalência contracetiva, diminuição dos filhos por mulher, redução da mortalidade MNNI, entre outros”, enumera.

A Coordenadora adiantou, no discurso de abertura da conferência que ainda nesta área os desafios são muitas e que são “desafios a nível nacional que não são diferentes dos desafios mundiais”. Explica que face a estes desafios, uma das premissas do Ministério da Saúde e da Segurança Social, é acelerar o acesso universal e equitativo da População, à saúde sexual e reprodutiva. E isso, segundo Yorleydis Perez “inclui o planeamento familiar e a maternidade segura, visando reduzir cada vez mais a mortalidade materna e infantil; salvaguardar os diretos dos adolescentes e jovens aos cuidados em saúde sexual e reprodutiva, o acesso à informação e aos serviços”.

Ainda para celebrar o dia da População, decorre hoje, uma conversa aberta sob o lema “O Planeamento Familiar é um Direito Humano”, com os jovens e adolescentes, em Santa Cruz.

foto Dia Mundial da Populacao

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.