Os centros de Telemedicina de Santa Cruz e do Tarrafal de São Nicolau foram inaugurados esta quarta-feira, 09 de maio, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário e que contou com a presença do Embaixador da Eslovénia, Matjaz Sinkovec.

Para Arlindo do Rosário dois centros de saúde ficam dotados deste importante instrumento que é a telemedicina, que representa um investimento com forte impacto na cobertura nacional em cuidados de saúde, sendo já possível avaliar o seu impacto económico e social.

O Ministro, no seu discurso, agradeceu e enalteceu o Governo da Eslovénia, na pessoa do Embaixador, pelo apoio na materialização deste importante passo rumo a ligação do País, com uma excelente rede de telemedicina. Afirmou que “Cabo Verde é hoje uma referência regional no uso da Telemedicina”.

Para o Embaixador da Eslovénia, Matjaz Sinkovec, o projeto foi bem-sucedido, sendo efetivo e eficiente e é crucial que a rede de telemedicina esteja integrada no sistema de saúde.

“Cabo Verde está comprometido com o projeto através da disponibilização de espaço adequado para videoconferências em todos os centros de telemedicina e contratação de administradores em tempo integral para telemedicina” considerou o embaixador.

Essas medidas são, por sua vez, fundamentais para garantir a sustentabilidade do programa nacional de telemedicina, sublinhou Sinkovec.

Segundo os delegados de Saúde de Sta. Cruz e do Tarrafal de S. Nicolau, estes centros de telemedicina integrados na terceira fase do projeto serão usados como uma ferramenta importante para levar os cuidados de saúde para mais perto da população “alcançar um nível de excelência na prestação dos cuidados de saúde, tendo as pessoas no centro da nossa atenção”.

imagem telemedicina sta cruz e s. niculau

 

 

 

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.