A Diretora Nacional da Saúde, Maria da Luz Lima, presidiu nesta terça feira (17), a cerimónia de abertura da formação em prevenção da infeção pelo vírus Zika e abordagem clinica na atenção primária das grávidas e das crianças afetadas.

Segundo Maria da Luz Lima a direção pretende recomeçar com as atividades no âmbito da prevenção de doenças transmitidas por mosquitos, antes das chuvas, e é nesse sentido que realiza esta ação de capacitação para os técnicos de saúde com ferramentas necessárias para dar respostas positivas no combate às arboviroses.

“Nesse momento, estamos a capacitar os médicos, psicólogos, e parceiros no sentido de, reforçar intervenções com impacto na diminuição dos criadouros viveiros de mosquitos, ou seja, o reforço na prevenção das arboviroses e outras doenças transmitidas por mosquito” diz.

No âmbito da abordagem às crianças e famílias infetadas pelo vírus Zika, acredita que a elaboração do manual de seguimento das crianças afetadas seria uma mais valia. “Dar uma especial atenção às crianças afetadas através da transmissão vertical do vírus zika de mãe para filho” acrescenta Maria da Luz Lima.

Por sua vez, Carolina Leite em representação da Organização Mundial de Saúde em Cabo Verde, afirma que durante esta formação serão recolhidos “subsídios para a adaptar as normas do país às orientações das normas internacionais, principalmente da OMS”, tendo em conta que Cabo Verde foi um país que vivenciou a epidemia de Zika.

Esta formação foi realizada pela Direção Nacional de Saúde em colaboração com OMS e o UNFPA/UNICEF, através do financiamento do Banco Africano do Desenvolvimento, terá lugar de 17 a 20 do corrente mês, sendo nos dias 17 e 18 destinado aos médicos e psicólogos e nos dias 19 e 20 para enfermeiros, assistentes sociais e fisioterapeutas.

foto formacao capacitacao zika

 

 

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.