O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, sublinhou que a assinatura do Plano de Trabalho Anual para ano 2018 “espelha a cooperação no apoio estratégico para o desenvolvimento, não só a nível institucional, mas também a nível de programas na área da saúde infantil, da adolescência e da mulher”. Arlindo do Rosário fez esta afirmação no ato de assinatura do Plano de Trabalho Anual para o ano 2018 entre o Ministério da Saúde e da Segurança Social, o UNFPA - Quadro das Nações Unidas de Assistência ao Desenvolvimento- e UNICEF, que aconteceu na sexta-feira (13), na cidade da Praia.

Segundo o Ministro os indicadores da saúde mostram claramente ganhos conseguidos neste sector, no entanto sublinha que os indicadores não devem ser um fim. “Os indicadores são importantes sim, mas mais do que tudo devemos ter a preocupação de levar a saúde lá onde é necessário,” defende Arlindo do Rosário, afirmando nesta perspetiva, que o ministério da saúde tem vindo a apostar na prevenção, por forma a garantir o bem-estar e a segurança familiar.

Por sua vez, a representante do UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, Ulrika Richardson, disse, que este documento trata- se de uma das evidencias da parceria entre ONU e Cabo Verde que abrange várias áreas da saúde, e que tem evoluído durante esses anos. Essas evoluções são para, Ulrika Richardson, fundamentais para um país que está em transformação e que, sobretudo põe as pessoas no “centro das atenções”.

 “Há grandes expectativas com este plano nas áreas da saúde, sobretudo, nas áreas de vacinação, nutrição, doenças sexuais reprodutivas, gravidez precoce e na transmissão vertical de mãe para filho”, explica Richardson, salientando que ainda existem muitas ações a serem realizadas que irão responder aos desafios atuais.

O Plano de Trabalho Anual para ano 2018 dá sequência às ações definidas no Quadro das Nações Unidas de Assistência ao Desenvolvimento (UNDAF), elaborado de forma a estar alinhado com o plano estratégico de Denvolvimento Suatentavél (PEDS) de Cabo Verde e os objetivos de Desenvolvimemto Sustentável (ODS).

O plano de Trabalho Anual para o ano de 2018, disponibilizado pelo UNFPA e UNICEF, orçado em 530,000.00 USD (quinhentos e trinta mil dólares americanos) tem como objetivo apoiar as autoridades nacionais nas respostas as prioridades do país em matéria de direitos e saúde sexual reprodutiva, saúde de criança e dos adolescentes.

foto assinatura dos MSSS NU

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.