O Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, que presidiu a sessão de abertura da Jornada da Região Sanitária de Santo Antão - RSSA, sublinhou que a Região Sanitária de Santo Antão é uma consequência natural de todo o processo de planeamento integrado da ilha, no quadro do plano de Desenvolvimento de Santo Antão.

 O dirigente apela ainda a uma reflexão profunda sobre o combate ao alcoolismo, um flagelo que tem causado a morte de muitos jovens de Santo Antão e de Cabo Verde, acrescentando ser esta uma oportunidade, para apelar ao engajamento de todos e num esforço conjunto conseguir contornar esta situação.

 “As pessoas devem estar no centro das políticas públicas e nas prioridades do Sistema Nacional de Saúde, não obstante os ganhos conseguidos no setor, com a independência e a democracia, persistem ainda ingentes constrangimentos desafios nos cuidados primários de saúde”, disse.

Por seu turno, o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, acredita ser este um momento de reflexão sobre os ganhos obtidos a favor da saúde da população da ilha, apesar dos desafios que ainda persistem. E é nessa senda, que as várias intervenções do Ministério da Saúde e da Segurança Social têm sido feitas, no sentido de dotar esta ilha de maior capacidade de resposta em termos de prestação de cuidados.

Esta jornada de saúde, segundo o Representante da Organização Mundial da Saúde, Mariano Castellon, é um cenário de luxo, e ao mesmo tempo uma boa oportunidade para debater a saúde local e nacional, fazendo realce sobre ato central do Dia Mundial de Saúde sob o tema “Cobertura Universal”, realizado durante este evento.

Esta iniciativa tem como objetivo explica Ângela Gomes, Diretora da Região, debater temas diversos, com maior foco na prevenção de doença e promoção da saúde como um produto de construção social, essencial para o desenvolvimento da RSSA. Por sua vez a Delegada de Saúde, Isualina Delgado, considera importante apostar na promoção da saúde e prevenção de doenças, com objetivo de minimizar os custos económicos que a cura acarreta e maximizar a saúde e o bem-estar da nossa população.

 A realização das I Jornadas de Saúde da Região Sanitária de Santo Antão acontece sob o tema “Cuidados de proximidade: Saúde, um produto social”, realizada no âmbito do III Aniversário da RSSA.

abertura jornadas RSSA

 

 

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.