O hospital Dr. Baptista de Sousa recebeu hoje a Quinta Jornada de Dermatologia em Cabo Verde, ministrada pela equipa de dermatologistas que fazem parte do laboratório Bioderma em Portugal. A jornada tem como objetivo ajudar a formar a classe médica Cabo-verdiana ao nível da patologia dermatológica. 

 “Nos sabemos que em Cabo Verde a resposta de médicos dermatologistas não é suficiente para a população e para os casos que tem localmente, portanto se outras especialidades, nomeadamente a clínica geral estiver habilitada a fazer a triagem dos doentes desta patologia, ainda melhor.” Relata a diretora da Bioderma em Portugal, Joana Sousa. 

A jornada partiu da iniciativa da clínica Dermo clínico de Cabo Verde, do laboratório Bioderma em parceria com os hospitais e os centros de saúde em Cabo Verde.
Segundo a médica dermatologista em Cabo Verde, Raquel Fernandes, existe muitos casos de lesões cutâneas no arquipélago, pelo facto de ser um país com clima quente, húmido e com fracos recursos económicos. A dermatologista afirma que há um total de seis especialistas na área, sendo quatro na ilha de Santiago e dois na ilha de São Vicente.

A dermatologia é uma especialidade que trata as lesões cutâneas do couro cabeludo, da pele, unhas e ainda inclui a área de venereologia (doenças sexualmente transmissíveis).

A jornada decorreu esta terça-feira em Santo Antão e agora em São Vicente. Conta com a participação de todas as ilhas através de videoconferência no Hospital Dr. Baptista de Sousa.

 

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.