O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, presidiu nesta manhã de quarta-feira, 07 de fevereiro, a cerimónia de abertura do Encontro Nacional para a implementação dos Planos Sanitários Regionais. No seu discurso sublinhou que o Governo, particularmente, o Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS) está convicto que com a implementação dos Planos de Desenvolvimento Regionais e dos Hospitais Centrais, estarão criadas as condições para a obtenção de melhores resultados no setor de saúde em Cabo Verde, e consequentemente o cumprimento dos indicadores contemplados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cujas metas também se encontram estabelecidas para cada região ou Ilha.

Conforme Arlindo do Rosário “o Sistema Nacional de Saúde tem registado ao longo da sua história, ganhos importantes, mas continua a existir um conjunto de desafios e ameaças que demandam capacidade estratégica e organizacional para serem superados”.

 

O governante acrescentou ainda que os Planos Estratégicos dos Hospitais Centrais, os serviços centrais, regionais e municipais servirão como instrumentos orientadores e fundamentais para o reforço e consolidação do Serviço Nacional de Saúde, a curto e medio prazos.

 

Por seu turno, o representante da Organização Mundial da Saúde, Mariano Castellon, explica que o modelo de liderança e gestão do Ministério da Saúde, renovou de maneira criativa e atempada um dos principais paradigmas: o planeamento da saúde.

 

Para Castellon, neste encontro serão retratados dois eventos importantes para o sector da saúde em Cabo Verde, o processo de planeamento estratégico da saúde no país e a assinatura do Plano de Trabalho bianual entre o governo de Cabo Verde representado pelo MSSS e a OMS para o período de 2018-2019.

 

De realçar que foi assinado durante a cerimónia de abertura, o orçamento programa 2018-2019 cooperação Cabo Verde/ Organização Mundial de Saúde.

Encontro Planos Regionais

 

 

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.