O ministro da saúde de Portugal Adalberto Campos Fernandes, visitou hoje o Hospital Baptista de Sousa, acompanhado pela sua delegação e do ministro da Saúde e da Segurança Social, de Cabo Verde, Arlindo do Rosário.

O propósito dessa visita assente no reforço na área da saúde entre os dois ministérios, como também a assinatura do protocolo tripartido entre o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, o Hospital Baptista de Sousa e o Hospital Agostinho Neto.

 O protocolo assinado visa promover a formação no campo da saúde, estabelecer parcerias em projectos de investigação científica, desenvolver o serviço da tele-medicina, melhoria nos cuidados de saúde aos doentes, desenvolver o processo de recolha e tratamento dos dados estatísticos.

Também durante a visita o titular da pasta de saúde de Cabo Verde, terá oportunidade de discutir com o ministro de saúde de Portugal a gestão dos doentes evacuados, a extensão do centro de hemodiálise para região norte nomeadamente São Vicente, que assim irá diminuir o sofrimento dos doentes com insuficiência renal em que 40 por cento está centrado nas ilhas da região norte do país.

Por outro lado, o governante Adalberto Fernandes quer um foco concreto nessa referida questão mas também em outras áreas e nas áreas do ensino médico. 

Contudo, a visita segue-se amanhã ao Hospital Agostinho Neto, onde a delegação irá participar na sessão de abertura do congresso médico que acontece no dia 17 de Janeiro na cidade da Praia.

HBS ministro saude portugal 1

 

 


 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.