O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, que falava durante o ato central que assinala o Dia Internacional de Luta contra a SIDA, afirmou que “continuaremos a melhorar o conhecimento da dinâmica da epidemia e dos fatores determinantes da infeção, no seio dos grupos mais vulneráveis e de maior risco. Arlindo do Rosário acrescentou que e...m Cabo Verde a principal via de transmissão continua a ser a sexual, por isso encoraja a todos a promover estilos de vida saudáveis e que impliquem menor riscos de infeção”.

O ministro acrescentou que o governo está atento às múltiplas implicações da epidemia e da importância da abordagem em plataforma, envolvendo as vertentes sociais, económicas e culturais.

“O combate à SIDA tem sido, desde o princípio, uma prioridade nacional e o balanço feito nestes quase 30 anos de luta contra VIH SIDA, nos diz que estamos no bom caminho, embora ainda há desafios enormes pela frente”, sublinhou o governante.
No contexto global, segundo o representante da Organização Mundial da Saúde, Mariano Castellon, Cabo Verde tem uma situação especial e vantajosa, isso graças aos progressos obtidos, em relação aos grupos de alto risco, a população em geral, pessoas que vivem com VIH SIDA e a transmissão vertical.

Ao se referir à meta de ser ter até 2020, 23 milhões de pessoas em tratamento na região, Mariano Castellon disse que “há esperança em acabarmos com a SIDA na Região Africana até 2030”, acrescentando que “pela primeira vez, mais de metade de todas as pessoas que vivem com VIH em África tem acesso ao tratamento”.

Em comemoração ao 15º aniversário da sua criação, o Comité de Coordenação do Combate à SIDA assinalado sob o lema "CCS-SIDA, 15 anos a somar vitórias sobre o VIH-SIDA", fez uma homenagem com entrega de Diplomas de Mérito aos parceiros que contribuíram na luta conta o VIH SIDA durante estes 15 anos.

O ato central do Dia Internacional de Luta contra a SIDA, teve lugar sala de conferência do Palácio do Governo e foi presidida pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, na presença do Representante da OMS, do Secretário Executivo da CCS-Sida e do Presidente da Rede Nacional de Pessoas que Vivem com VIH SIDA.

Dia Mundial contra VIH Sida 2017 1     Dia Mundial contra VIH Sida 2017 2

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2017 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.