Delegacia de Saúde de Santa Cruz assinala Dia Mundial da Diabetes com ação de sensibilização No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, a Delegacia de Saúde de Santa Cruz realizou nesta terça feira (14), um conjunto de actividades envolvendo os diabéticos para assinalar a data, que este ano tem como lema “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”.

Durante a sessão de esclarecimentos que contou com a presença do Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, sublinhou a importância do controlo da doença evitando assim complicações como problemas visuais, renais e cardiovasculares.

Em conversa com os diabéticos, o governante explicou ainda a relevância da consciencialização da população sobre a necessidade de prevenção, alertando para a necessidade de agir na prevenção primária, para que tenhamos menos casos de diabetes em Cabo Verde.

“A nível do programa e das delegacias de saúde está-se a trabalhar com as populações na parte de sensibilização, de mudança de estilo de vida, mas também, oferecendo cuidados a nível de tratamento e acompanhamento dos casos" acrescenta o Ministro.

Segundo Arlindo do Rosário atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescentea nível mundial. “É chamada de epidemia silenciosa, daí a necessidade realmente de continuarmos a agir fundamentalmente na prevenção”.

De referir que as estruturas de saúde de todo o país realizaram inúmeras atividades para assinalar a data com o intuito de consciencializar a população sobre a importância da educação e da diabetes. Desde 1991 que no dia 14 de Novembro é celebrado, pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde, como dia Mundial de Diabetes. O objetivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática desta doença.

foto DS Sta Cruz Dia Mundial Diabetes 1  foto DS Sta Cruz Dia Mundial Diabetes 2

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.