Uma equipa Multissetorial de Luta Anti-vetorial, liderada pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, realizou, hoje, 15 de setembro, uma visita a alguns bairros da capital para inteirar-se do estado atual das zonas com maior número de casos de paludismo e dos principais viveiros de mosquitos na Cidade da Praia.

A iniciativa serviu igualmente para averiguar os trabalhos realizados nos principais focos de mosquito pelas diferentes instituições, nomeadamente a Delegacia de Saúde da Praia, a Direção Nacional de Saúde e da Câmara Municipal da Praia.

No terreno foi constatado que o bairro de Fonton, uma das zonas onde se contava maior número de pessoas afetadas pelo paludismo, atualmente não regista nenhum caso, e isso no entender do Ministro da Saúde e da Segurança Social, deve-se fundamentalmente a um trabalho que se tem feito a nível do ambiente e da comunidade, e em conjunto com todos os intervenientes.

Para Arlindo do Rosário, não é fácil fazer a luta anti-vetorial na Cidade da Praia, visto que a nível do saneamento há situações extremamente complicadas, com águas estagnadas e retidas em ribeiras. Entretanto, o governante afirma que o Governo está fortemente engajado nesta luta, e neste sentido, aprovou ontem, em Conselho de Ministros, um Plano elaborado pela Direção Nacional de Saúde, orçado em 58 mil contos, para o reforço de meios operacionais na luta anti vetorial, nomeadamente, no recrutamento de mais agentes de pulverização, na aquisição de mais transportes e de mais equipamentos.

Cabo verde está na fase de pré eliminação de paludismo, conforme adiantou o Ministro da Saúde e o objetivo do Governo é, junto com os parceiros, chegar a fase de eliminação desta doença. “Este é o nosso objetivo e é nisso que estamos a trabalhar”.

De realçar que até agora foi registado 207 casos a nível nacional com maior concentração na cidade da praia, com uma média de 3 a 4 casos por dia.

foto visita focos de mosquito



Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2017 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.