Profissionais do sector da saúde, da Educação, das universidades, das ONGs, da comunicação social e da sociedade civil participam de um atelier de 4 dias, promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Pública, em Ribeira Grande de Santiago de 25 a 28 de julho.

O Atelier Nacional de Promoção da Saúde visa alargar e aprofundar os conhecimentos e competências dos profissionais de saúde e de instituições parceiras, para intervirem de forma articulada nos processos de prevenção, promoção e comunicação em saúde, a nível nacional, municipal e comunitário.

No âmbito dos trabalhos desse Atelier serão discutidos e elaborados Planos descentralizados de promoção da saúde a serem implementados pelas equipas de promoção da saúde a nível local, em estreita articulação com o grupo de apoio técnico nacional, sob a coordenação do Instituto Nacional de Saúde Pública.

Durante a sessão de abertura oficial deste atelier o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário, disse que é preciso investir fortemente para a mudança de comportamentos, pois a medicalização não resolve os danos causados pelas doenças e “por isso a promoção da saúde é uma opção inteligente de fazer a saúde e de a preservar”. O ministro considerou que é preciso reforçar e alargar a implementação de programas já existentes, como as escolas promotoras da saúde, o código de postura municipal, fomento de atividades físicas e cidades saudáveis, ao nível de todos os municípios do país. “A integração da promoção da saúde em todas as politicas públicas é um desafio que precisamos cumprir a todos os níveis”. Para o presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Dr. Tomas Valdez, trata-se de uma atividade marcante, na medida em que vai se relançar a visão partilhada sobre a promoção da saúde e a conjugação os esforços com vista a conseguir grandes resultados em saúde.

O Escritório residente da Organização Mundial da Saúde salientou há várias experiencias positivas em matéria de promoção da saúde em Cabo Verde, que precisam ser alargadas a outros municípios. O Dr. Mariano Salazar Castellón deu o exemplo da Câmara Municipal de São Vicente que através um decreto municipal proibiu a publicidade de bebidas alcoólicas. O programa do Atelier é constituído por diferentes módulos nomeadamente “Um novo olhar para a Estratégia Nacional de Promoção da Saúde e reforço da Promoção da Saúde nos Cuidados de Saúde”, “Técnicas e instrumentos de promoção da Saúde” e oficinas para elaboração de planos descentralizados de promoção da saúde”. Este encontro de trabalho conta com a moderação e facilitação de especialistas nacionais e internacionais entre os quais a Direção Geral de Saúde de Portugal e o Instituto de Higiene e Medicina de Tropical de Portugal.

foto atelier promocao da saude

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2017 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.