A apresentação do projeto do novo Centro de Saúde de Santa Maria realizou-se, na ultima sexta feira, no âmbito da visita do Ministro da Saúde e da Segurança Social à ilha do Sal. O edifício com dois pisos será construído no mesmo espaço do atual Posto de Saúde de Santa Maria e vai contemplar o gabinete de atendimento para crianças e adultos, gabinetes para consultas, área administrativa, sala de parto de emergência e quartos de repouso. A estrutura vai ter ainda uma câmara hiperbárica. O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, garante que esta nova unidade de saúde engloba -se num projeto maior que consiste em dotar a ilha de melhores serviços de saúde, tendo em conta não só a segurança sanitária, mas também a segurança turística.

O Presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, considera tratar-se de um sonho da população desta localidade e que “vai ter um impacto enorme na qualidade de vida das pessoas de Santa Maria e dos Turistas que visitam a ilha do Sal. “Estamos a melhorar a qualidade de prestação de serviço na área de saúde na ilha”. De referir que, fruto de uma parceria entre o Governo e a autarquia do Sal, a Câmara Municipal cedeu o terreno onde vai ser construída a nova unidade de saúde, que poderá evoluir para um Centro Saúde em Palmeiras, conforme garantiu o Presidente da CM do Sal, Júlio Lopes, adiantando que está- se a trabalhar num plano de requalificação de um espaço em Pedra Lume para um Centro Multiuso, para atendimento aos jovens e idosos.

Quanto ao hospital pretende-se apostar no reforço a nível de consultas de especialidade” acrescenta. O Ministro da Saúde fez um balanço positivo em relação ao setor da saúde naquela ilha, considerando que “houve avanços significativos, mas ainda existem desafios”. Defendeu que são necessárias parcerias numa abordagem integrada da saúde, porque “não é possível resolver todos os problemas de saúde por um único sector”.

Durante a sua estadia de um dia na ilha do Sal, Arlindo do Rosário visitou as estruturas de saúde públicas e privadas, com o objetivo inteirar-se da situação sanitária da ilha. Nesta deslocação fizeram parte da delegação do ministro, os diretores gerais dos serviços centrais do Ministério, a Diretora Nacional de Saúde, a Diretora Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão e o Diretor Geral de Farmácia.

CS Santa Maria

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2017 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.