O Hospital Dr. Santa Rita Vieira conta, a partir de agora, com um novo Laboratório de Análises Clinicas e um Banco de Sangue, equipado com meios mais modernos. O espaço foi inaugurado esta quinta feira (22), pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário.

Trata-se de uma infraestrutura com equipamentos de última geração, totalmente automatizados e informatizados, em um ambiente agradável e confortável, a fim de prestar o devido atendimento ao utente. O laboratório de Análises Clinicas contará com um serviço microbiologia e um departamento de controlo de qualidade.

A materialização desse espaço foi possível graças aos esforços do Ministério da Saúde e da Segurança Social e parceiros nacionais e internacionais.

“É visível o engajamento não só do hospital, mas sim de todas as estruturas de saúde dessa região, e isso mostra que estamos num bom caminho, num caminho que é possível que tenhamos cada vez melhor saúde, e melhor prestação de cuidados de saúde à nossa população”, salientou o Ministro Arlindo do Rosário.

No mesmo dia, foi também inaugurado o posto de colheita de sangue na Delegacia de Saúde de Assomada, que passará, a partir de agora a funcionar duas vezes por semana, evitando-se assim a deslocação dos doares de sangue para o Hospital Dr. Santa Rita Vieira.

O governante, adianta que ainda este ano vão arrancar as obras de construção do Centro de Saúde de Santa Catarina, que “permitirá atender sobretudo durante o dia, situações que não precisam ser atendidos no HRSN”.

“Essa ligação entre as estruturas fazem a diferença, e é isso que tem havido: uma articulação boa entre as Direções da Região, do Hospital Regional e da Delegacia. Que isso continue cada vez mais forte para possamos a nível nacional conseguir aquilo que almejamos em termos de respostas complementares e laboratoriais, mas também dos cuidados de saúde de uma forma geral”, disse o ministro.

A cerimónia de inauguração contou com a presença dos Presidentes da Câmaras Municipais de Santa Catarina e de São Salvador do Mundo e do Diretor da Região Sanitária de Santiago Norte.

Do programa de deslocação à cidade de Assomada, fez também parte visitas, estruturas de saúde da região, nomeadamente, a Unidade Sanitária de Base de Rincão e o posto de saúde de Chã de Tanque.

Discurso do Diretor Hospital Dr. Santa Rita Vieira, Dr. Imadoeno Cabral. pdf

placa

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2017 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.