Na sequência dos dois acidentes de viação ocorridos na ilha do Fogo, envolvendo sete pessoas - três com ferimentos ligeiros e duas em estado grave - e que precisaram ser evacuadas para o Hospital Dr. Agostinho Neto, na cidade da Praia, a Direção Nacional de Saúde, garantiu nesta terça-feira, 06 de junho, em conferência de imprensa, que "o país tem feito de tudo para evacuar os doentes de forma mais digna possível, dentro das suas possibilidades.

António Moreira, que falava em representação da Diretora Nacional da Saúde, assegurou que os processos de “evacuação são feitos sempre priorizando o estado clínico do paciente e garantindo a segurança do próprio doente”. António Moreira explicou que após a avaliação clínica dos sinistrados e, de acordo com o estado clínico dos pacientes, os três doentes menos graves foram transportados, na segunda-feira, 05 de junho, num barco da Guarda Costeira. Os outros dois pacientes em estado grave e, com necessidade de serem estabilizados antes da transferência, foram evacuados somente por via aérea no dia 06.

Quando questionado sobre a escolha do Binter Cabo Verde para a transferência dos doentes, Moreira assegura que o Ministério da Saúde e da Segurança Social trabalha em articulação com as companhias disponíveis no país e com a agência de proteção civil. Neste caso, contatou as duas companhias aéreas existentes no país e a Binter Cabo Verde foi a que se mostrou disponível para transportar os acidentados que, devido ao estado clínico agravado, o transporte só foi autorizado para o dia 06 de junho.

Quanto ao estado de saúde dos pacientes, que sofreram fraturas e traumatismos, o diretor clínico do Hospital Agostinho Neto, Fernando Almeida, informou que os três pacientes transportados na segunda-feira se encontram estáveis, enquanto que os dois que chegaram na terça-feira, estão à espera de serem novamente avaliados.

De recordar que Governo garantiu que a partir de 15 de junho, a Binter Cabo Verde terá "todos os equipamentos necessários" para o processo de evacuação de doentes, tendo os aviões macas especializadas.

conferencia de imprensa evacuacao fogo

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2017 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.