Assinala-se hoje o Dia Internacional do EnfermeirHoje, 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional do Enfermeiro este ano sob o “Uma voz para a liderança – Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, e neste âmbito decorrerem várias atividades a nível nacional. Este dia visa homenagear todos os enfermeiros do mundo e relembrar a importância destes profissionais da enfermagem na prestação de cuidados de saúde à população em geral.

Para assinalar a data, o Hospital Dr. Agostinho Neto, realizou durante a semana um conjunto de atividades, nomeadamente, a 1ª Jornada de Enfermagem Cirúrgica e a sessão de sensibilização dos serviços internos do HAN para a Higienização das mãos. Na manhã de hoje, foi a vez da sessão solene, presidida pelo Presidente do Conselho de Administração do HAN, Dr. Júlio Andrade, na presença da Enfª Edite Silva, Enfermeira Superintendente e da Enfª Mrª Tereza Barbosa, representante dos Enfermeiros e contou ainda com a participação de enfermeiros e outros profissionais de saúde do hospital. No final do evento foi feita uma homenagem a 23 enfermeiros aposentados, através de ofertas de flores e um Certificado de Reconhecimento, procurando assim enaltecer o mérito desses enfermeiros pelas conquistas alcançadas.

Um aspeto importante destacado pelo Dr. Júlio Andrade, durante a sua intervenção foi a carreira de enfermagem, um tema debatido durante a mesa redonda da 1º Jornada de Enfermagem. “uma iniciativa louvável que poderá ajudar muito o Ministério da Saúde nesta reta final, da sua aprovação” “um instrumento para a melhoria para as condições do nosso serviço nacional de saúde” acrescentou o PCA do HAN, enquanto presidia a cerimónia de abertura da sessão solene.

Segundo a Enfermeira Superintendente, Enfª Edite Silva, é importante destacar o papel que o enfermeiro desempenha em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável “enfermeiros já estão a contribuir para o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para tornar a saúde uma realidade para milhões de pessoas em todo o mundo”.

Admite Silva que a saúde tem um lugar central nos ODS que é segurar uma vida saudável e promover o bem-estar em todas as idades, e a enfermagem tem claramente um papel importante a desempenhar em relação a este objetivo, mas o trabalho do enfermeiro também tem impacto em outros ODS, tais como na educação e na pobreza, esses dois referidos como determinantes sociais da saúde.

Dia Internacional do Enfermeiro 2017

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2017 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.