Para assinalar a sétima Semana Africana de Vacinação, de 24 a 30 de Abril de 2017, a Direção Nacional de Saúde através do Programa Alargado de Vacinação, promove ações de sensibilização, comunicação, vacinação em todas as ilhas, que visam aumentar a cobertura a nível nacional.

As atividades decorrem no âmbito do tema escolhido para o ano 2017 “As vacinas protegem todo o Mundo, Vacine-se” e sob slogan “População Vacinada; População Saudável”.

A cerimónia de abertura da Semana Africana de Vacinação (SAV) teve lugar nesta segunda-feira, no Centro de Saúde de Achada Santo António, presidida pela Diretora Nacional de Saúde, Dra. Maria da Luz Lima na presença da representante adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Cabo Verde, Dra. Ilaria Carnevali e da Representante da Organização Mundial da Saúde, Dra. Carolina Leite.

Segundo a Dra. Maria da Luz Lima, trata-se de uma oportunidade para uma reflexão profunda sobre como tem sido a vacinação em CV, “desde da sua introdução ainda na década de 70 e de como deveremos abraçar os novos desafios”, só assim teremos uma população cada vez mais saudável “garantindo a vacinação a toda a população”.

A Diretora parabenizou ainda o país pela introdução do Programa Alargado de Vacinação que completa 40 anos, deixou algumas palavras de apreço a todas as pessoas que colaboram com Ministério da Saúde na introdução do PAV no país. Ao longos desses 40 anos o PAV contou com apoio de vários parceiros, Lima aproveitou para endereçar algumas palavras de agradecimentos pelos ganhos conseguidos com essa introdução.

Dra. Ilaria Carnevali, felicita o país pelos ganhos até agora conseguidos e explica que Cabo Verde tem sido exemplar no que refere a definição de políticas e de identificação de estratégias direcionadas à promoção de sobrevivência e do desenvolvimento da criança, bem como a adesão a iniciativas mundiais e regionais para o controlo e a erradicação de doenças evitáveis pela vacinação. “Os bons indicadores do país resultados de um programa alargado de vacinação que implementa com rigor as estratégias, visando atingir mais 90% de crianças do país, demostra todo o engajamento político e financeiro e técnico face à vacinação” ressalta.

Em representação à Organização Mundial de Saúde, Dra. Carolina Leite, explica que a semana Africana da Vacinação é uma oportunidade para relembrar aos líderes políticos e comunitários o seu papel “em conduzir-nos até ao dia em que ninguém morrerá de uma doença evitável pela vacinação”.

No final do evento contaram os parabéns ao Programa Alargado de Vacinação pelo seu 40º aniversário, seguidos de aplausos. De relembrar que como ponto alto da celebração da data, será no dia no dia 28, feito o lançamento da vacina contra a pólio injetável.

Semana africana de vacinação

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2017 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.