MSSS promove atelier de Validação do Plano Estratégico Nacional da Saúde do Idoso O Ministério da Saúde e da Segurança Social em parceria com a Organização Mundial de Saúde promoveu, esta terça feira, 02, o atelier de Validação do Plano Estratégico Nacional para Cuidado e o Envelhecimento Activo para o horizonte 2017-2021.
O ato aconteceu na cidade da Praia e foi presidido pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário
O encontro que congrega diferentes atores, visa essencialmente, rever e atualizar o referido plano, adotando-o de seguida “como instrumento orientador de uma política nacional para o idoso” realça o Ministro da Saúde e da Segurança Social. Segundo Dr. Arlindo do Rosário, é um plano que mostra a saúde numa visão holística, multisetorial e multidimensional, sendo que o envelhecimento da população cabo-verdiana requer respostas diferenciadas das políticas sociais, com a participação do Estado e da sociedade. Sublinhou ainda que o sistema de saúde cabo-verdiano tradicionalmente está organizado para atender à saúde materno-infantil e não tem considerado o envelhecimento como uma de suas prioridades.
De destacar que Cabo Verde, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE -2017) atualmente do ponto de vista demográfico, é considerada idosa 7,8% da população.
Este plano apresenta um enquadramento global sobre a velhice no país, segundo o representante da OMS, Dr. Mariano Catellon, trata de uma iniciativa que visa “para o futuro fazer um sólido investimento para melhorar a qualidade, humanização e parcerias necessárias para atendimento a este importante segmento da sociedade cabo-verdiana”. De acordo com o relatório mundial de envelhecimento e de saúde do ano 2015, atesta que o contingente que cresce em todo o mundo é a parcela idosa da população, neste documento a OMS reconhece ainda que a maioria das pessoas podem viver a té 62 anos, acrescenta Castellon.
 
Plano Estrategico saude do idoso

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2017 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.